Restaurações totais de Zircônia sobre implantes — avanços, benefícios e desafios – i-Bar
As restaurações em arcada completa feitas de zircônia em implantes ganharam popularidade por sua resistência e estética. Porém, ainda enfrentam desafios como fraturas e complicações em torno dos implantes. O uso de tecnologias digitais, como CAD/CAM e escaneamento intraoral, pode melhorar a precisão e a previsibilidade dessas restaurações.
Restaurações fixas em arcada total de zircônia são uma opção funcional e esteticamente agradável para pacientes edêntulos. A zircônia pode ser usada de forma monolítica, com ou sem cilindros para conexão aos pilares, ou revestida para fornecer excelente estética tanto para os dentes quanto para a gengiva. No entanto, uma revisão recente mostrou que essas restaurações precisam de mais pesquisas com ensaios clínicos randomizados, pois os estudos relatados carecem de aspectos importantes de padronização, como as indicações de cada tipo de zircônia e outros elementos de design ao fresar as restaurações. Apesar dos benefícios, essas restaurações estão associadas a complicações que poderiam ser evitadas ou melhor geridas por meio de expansão da pesquisa ou explorando outros tipos de estruturas.
Os problemas considerados para uma restauração fixa em arcada completa geralmente incluem complicações biológicas derivadas de perda óssea peri-implantar, peri-implantite ou mucosite e desafios técnicos relacionados ao design estrutural e interfaces, como fraturas, descolamento de componentes, lascamento, fratura ou afrouxamento de parafusos, danos aos antagonistas ou sons desagradáveis. Outro aspecto significativo relatado foi a fratura estrutural, provavelmente ligada ao design da restauração. O alto módulo de elasticidade da zircônia pode agravar problemas de encaixe e afetar os implantes subjacentes, embora esse problema possa ser mitigado ao usar intermediários. Com o avanço das estruturas fixas em arcada total que dependem do planejamento virtual e de tecnologias de fresagem ou impressão 3D, o planejamento colaborativo entre profissionais dentais e técnicos é essencial para otimizar os resultados do tratamento.